domingo, 4 de março de 2012

O reino dos céus é um tesouro escondido

Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.
Mateus 13:44-46





Meditando nessa passagem do evangelho de Mateus, pude observar alguns aspectos dessa passagem onde Jesus compara o reino dos céus, ou o reino de DEUS, se assim quisermos chamar, a um tesouro escondido e a uma pérola de grande valor.





1º aspecto: tesouro oculto

O tesouro é oculto, é escondido, ou seja, não é visível, vejamos o que diz o versículo 20 do capítulo 17 do Evangelho de Lucas:

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, (Versão NVI)




2º aspecto: vende tudo o que tem

O homem que encontra o tesouro percebe que é necessário vender tudo o que possui (todos os seus bens materiais) para poder adquirir aquele campo.

Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me".
Lucas 18:22




3º aspecto: Compra

O homem que encontra esse tesouro precioso calcula, paga preço alto para adquirir o campo.

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Lucas 14:28



4º aspecto: transbordante de alegria

É preciso ter olhos espirituais para ver o Reino dos Céus. Quando o reino é visualizado é desejado, o homem reconhece o seu grande valor, vende tudo o que tem, está disposto até mesmo a perder sua vida se necessário

Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. 
Lucas 9:24



O homem que encontra o tesouro, calcula o preço, paga um valor muito alto, mas, fica radiante, cheio, a ponto de transbordar de alegria porque sabe que ganhou um tesouro, uma pérola de mui precioso valor, que a traça e a ferrugem jamais irão consumir e que possui valor eterno.


Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Colossenses 2:2-3



Leia também:

Jesus se fez pobre para nos enriquecer

2 comentários:

Juliana / Compartilhando Missões disse...

Gostei muito do seu blog.
Há mensagem do tesouro escondido, é maravilhosa.
em Cristo
Juliana

Luis Marcos Leite disse...

O mais maravilhoso é que Jesus é esse grande tesouro, Juliana!

nRelate - Posts Only